Disponível nas melhores livrarias do país,
o primeiro livro da saga:



Editora Novo Século
 
 
 
 
 

 



Parceiros:

























































Ciência e Tecnologia na Era dos Grandes Reis e Rainhas
 
 

Uma análise imediata da sociedade brenoriana na Era dos Grandes Reis e Rainhas revelaria um quadro medieval. Contudo, a ciência e tecnologia brenoriana no primeiro milênio após a queda de Piramar possui características que dificilmente poderiam ser tidas como pertencentes a um quadro medieval. Isso se deve principalmente ao conhecimento dos magos de Lumerae, que estão fundamentados sobre os Doze Ensinamentos compilados por Sirius, a partir dos tratados dos Antigos, registrados em lâminas de ouro, que compõem o acervo da biblioteca da cidadela de Lumerae.

Na verdade, o conhecimento dos magos vai além do que a humanidade, na Terra, reuniu na Idade Média. Os magos têm pleno conhecimento do tamanho do Sol e dos planetas que orbitam em torno dele, e mais: sobre a origem do Universo, da Relatividade e da Mecânica Quântica. Ademais, os magos têm conhecimentos desenvolvidos sobre a Química (sabem sobre átomos, moléculas, tabela periódica e reatividade), a Matemática (dominam o cálculo diferencial e entendem de geometria fractal), a Filosofia (compreendem as questões sobre realismo, causalidade, probabilidade, complementaridade e incerteza) e a Teoria da Complexidade (dominam conceitos tais como dimensionalidade, auto-organização e transições de fase).

Diversos conhecimentos dos magos estão, inclusive, além do conhecimento da ciência humana na Terra no século XX. Exemplos disso é o domínio do conhecimento sobre as propriedades que a água tem em reter informação; o conhecimento sobre os mecanismos de transição da alma humana após a morte, a Mecânica dos Sonhos e o segredo da navegação interestelar.

Contudo, o que fez com que a sociedade brenoriana pareça confinada à Idade Média foi o decreto de Aaor, claramente impresso na primeira das folhas de ouro de Lumerae, de que toda e qualquer iniciativa de desenvolvimento da pólvora deveria ser coibida pelos magos, pois, se tal conhecimento fosse apoderado por qualquer cultura da Micropella, um grande mal se abateria sobre o planeta.

Assim, algumas facilidades tecnológicas que não foram desenvolvidas durante a Idade Média na Terra estão presentes na Era dos Grandes Reis e Rainhas, como os óculos e lunetas, motores a vapor e o lápis.

Além disso, o vasto domínio de conhecimento dos anjos torna a situação da ciência e tecnologia ainda mais complexa, pois, na Setentriovíngia, eles mantêm tecnologias avançadas, como usinas nucleares de fusão e tentam, após milênios, recuperar o conhecimento sobre a construção de aparatos interplanetários. Adicionalmente, Belial, o anjo renegado, desenvolve protótipos avançados, que foram proibidos por Mitrax, como os hanumais, na Mesovíngia Ocidental, contudo, respeitando o decreto de Aaor.

 
 
 
 
 
 
 "O tempo é um operador magico. Fluímos através dele e com ele transformamos o mundo e somos transformados. A única coisa que parece permanecer é o amor, esse sentimento calmo e arrebatador, forte e sensível, melancólico e alegre, e sempre dominador e profundo, no sentido de nos fazer tolerar, ter paciência, desejar o bem do outro".
(Dos Escritos de Aara)